Por que devemos apresentar refeições variadas e coloridas?

Por que devemos apresentar refeições variadas e coloridas?

Desde cedo as crianças devem ser acostumadas a consumir diferentes tipos de alimentos. Isso porque uma alimentação variada e colorida é imprescindível para assegurar que os mais diversos nutrientes sejam ingeridos, garantindo assim, um crescimento e desenvolvimento saudável.

Um dos motivos para você apostar na variedade alimentar do seu filho, é que uma alimentação diversificada com a presença de todos os grupos alimentares fornece quantidades de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Nesse sentido, variar a dieta da criança é importante para evitar deficiências nutricionais que podem resultar em prejuízos para a saúde.

 

Mas que grupos são esses?

 

Primeiramente, temos o grupo dos carboidratos, composto por cereais, pães, tubérculos e raízes, que auxiliam a garantir a energia que os pequenos precisam. Também temos o grupo das frutas, verduras, legumes e fibras, que fornecem as vitaminas e os sais minerais. O grupo das proteínas, representado pelas carnes, ovos, leguminosas, leite e derivados, também deve estar presente na alimentação infantil, por apresentar um papel construtor, além de serem fontes importantes de ferro e vitamina B12. E, por fim, temos o grupo das gorduras, composto por castanhas, oleaginosas e óleos para temperar, que também são importantes fonte de energia. Veja abaixo o esquema de um prato que pode ser utilizado em todas as idades, variando o tamanho das porções.

 

 

Dessa forma, o ideal é que tenha pelo menos um alimento de cada grupo nas grandes refeições e, nos lanches intermediários, a presença de alimentos de grupos isolados. Além desses grupos, cabe atentar-se aos alimentos que é importante evitar, como açúcar, frituras, refrigerantes, bala, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Esses alimentos devem ser consumidos com moderação, pois o excesso destes pode trazer problemas de saúde no futuro.

Além de oferecer alimentos de todos grupos alimentares e incentivar as crianças a experimentar novos alimentos, é importante variar nas formas de apresentar os pratos dos pequenos. De fato, uma alimentação sem diversidade fica sem graça e pode acabar contribuindo para a perda do apetite, da aceitação e do interesse das crianças. Por esse motivo é interessante apostar em novas cores, formatos, sabores e consistências, deixando o prato algo que desperte a curiosidade e a vontade dos pequenos, evitando que caia na monotonia e resulte em rejeições. Por exemplo, você pode oferecer a batata em forma de purê ou cortadas em tirinhas no forno.

No entanto, é comum que as crianças recusem novos alimentos logo de imediato e por esse motivo é importante que os alimentos sejam apresentados várias vezes a elas. Todos nós temos alimentos dos quais gostamos ou não, e com as crianças não é diferente. Por isso, vale ressaltar que a alimentação delas seja variada, mas respeitando essas preferências e aversões dentro de cada grupo.

 

Desafio

Desafio NutriAção

Muitas cores no prato são sinônimo de variedade. O desafio de hoje é montar um prato para seus pequenos com 5 cores. Pode ser que as verduras sejam rejeitadas no começo, mas lembre-se: existem muitas outras cores (e sabores) para você e seu(ua) filho(a) provarem!

Referências

Isosaki M, da Silva AP, Almeida E, Natacci L. Meu pratinho saudável. Serviços de Nutrição e Dietética (SND) do Instituto do Coração (InCor) e do Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). LatinMed Editora Médica. 2012.

Ministério da Saúde. Os dez passos da alimentação saudável para crianças brasileiras menores de dois anos. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. 2010.

Philippi ST,Ribeiro LC,Latterza AR,Cruz ATR. Pirâmide Alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Rev Nutr 1999;12(1):65-80.

Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. 3ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP, 2012.148 p.

Weffort VRS, Lamounier JA. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2a. ed. Editora Manole. 2017.

VEJA ALGUMAS RECEITAS

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

 

 

Milnutri Complete Baunilha 800g

Milnutri Complete Baunilha 800g

Milnutri Complete Baunilha é a evolução na suplementação infantil, é o único sem açúcar, possui DHA e ômega-3, e contém nutrientes que o tornam completo e balanceado para completar a alimentação das crianças.


Embalagem 800g


Saiba mais
Milnutri Complete Vitamina de Frutas

Milnutri Complete Vitamina de Frutas

Milnutri Complete Vitamina de Frutas, é o único da categoria de suplementos infantis com o sabor de frutas. Possui DHA e ômega-3, único sem açúcar e contém nutrientes que o tornam completo e balanceado para completar a alimentação das crianças.


Embalagem 800g


Saiba mais
Milnutri Complete Baunilha 400g

Milnutri Complete Baunilha 400g

Milnutri Complete Baunilha é a evolução na suplementação infantil, é o único sem açúcar, possui DHA e ômega-3, e contém nutrientes que o tornam completo e balanceado para completar a alimentação das crianças.


Embalagem 400g


Saiba mais