Pilares para uma alimentação saudável e equilibrada para o seu filho

Pilares para uma alimentação saudável e equilibrada para o seu filho

Sempre ouvimos falar sobre o quanto é importante ter uma alimentação saudável, especialmente durante a infância, fase de grande desenvolvimento e crescimento, além de ser um período que contribui para os hábitos alimentares da fase adulta. Mas você já se perguntou o que é preciso para que seu filho tenha realmente uma alimentação saudável? Separamos três pilares para ajudar você nessa missão e avaliar o equilíbrio nutricional da alimentação do seu filho. 

Primeiramente, precisamos ter em mente que quantidade não é sinônimo de qualidade. Dessa forma, é fundamental que a alimentação dos pequenos tenha não só uma quantidade adequada, mas também qualidade e variedade. Assim, garantimos a ingestão de diversos nutrientes em quantidades que promovam seu correto crescimento e desenvolvimento. Nesse sentido, quando falamos em quantidade de alimentos consumidos, é importante saber que ela varia de acordo com a idade e com mudanças individuais do metabolismo de cada criança. Além disso, os pequenos têm mecanismos que regulam os sinais de fome e saciedade, por isso é importante que as porções de alimentos servidas estejam de acordo com a aceitação deles. Assim, é preferível que se coloque uma quantidade razoável e pergunte se a criança quer mais ao invés de encher o prato e esperar que ela coma tudo. Para ficar mais fácil de medir a quantidade de alimentos para o consumo, existe a porção ideal medida com a “palma da mão”. Confira alguns exemplos: 

 

 

Além da importância da quantidade, é fundamental que a alimentação da criança tenha qualidade! Nesse caso, é essencial dar preferência para alimentos frescos e prestar atenção ou evitar o consumo de alimentos com alta densidade energética e baixo valor nutricional, uma vez que esses alimentos contribuem para um ganho de calorias, mas acrescentam muito pouco no quesito qualidade nutricional, como frituras, doces, bolachas, biscoitos industrializados e fast food. Por isso, é interessante que esses alimentos não estejam facilmente acessíveis e/ou disponíveis em casa. Ao invés disso, fornecer e facilitar o acesso a alimentos como frutas, verduras e vegetais. Quando falamos em variedade da alimentação das crianças, nos referimos a uma refeição colorida, contendo diversos tipos de alimentos, pertencentes a diversificados grupos alimentares. Isso porque cada alimento tem um conteúdo de nutrientes e, assim, ao ingerir alimentos variados, eles se complementam, possibilitando um aporte nutricional adequado e evitando deficiências que podem ser prejudiciais para as crianças. No entanto, é de extrema relevância respeitar as preferências e aversões dos pequenos. Portanto, uma alimentação saudável envolve um equilíbrio nutricional entre os três pilares: quantidade, qualidade e variedade, sendo muito importante que todos estejam presentes. E, quando estiverem em desequilíbrio, é imprescindível que uma análise seja feita na alimentação da criança. Procure um pediatra para auxiliar e orientar as condutas corretas. 

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É fato: você já define o que seu(ua) filho(a) vai comer, além dos horários e do lugar que cada refeição vai ser feita, mas que tal estimular a liberdade para que o seu(ua) filho(a) escolha a quantidade que vai comer?

Nos próximos dias, deixe com que a criança se sirva sozinha. Assim, com base nas dicas da “palma da mão” que você viu nesse artigo, você e ele aprenderão juntos a saber qual é a quantidade ideal de comida para a criança!

Referências

 

Isosaki M, da Silva AP, Almeida E, Natacci L. Meu pratinho saudável. Serviços de Nutrição e Dietética (SND) do Instituto do Coração (InCor) e do Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). LatinMed Editora Médica. 2012.

 

Silva GA, Costa KA,

Giugliani ER. Infant feeding: beyond the nutritional aspects. J Pediatr (Rio J). 2016; 92(3 Suppl 1):S2–7.

 

Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. 3ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP, 2012.148 p. 

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