Ajudando seu filho a criar uma boa relação com a comida

Ajudando seu filho a criar uma boa relação com a comida

A alimentação infantil deve ser um momento prazeroso para toda a família, no qual a criança se sinta à vontade. Dessa forma, criar uma boa relação com a comida desde cedo é fundamental para a criação de hábitos alimentares saudáveis! Mas como você pode ajudar seu filho a melhorar sua relação com a comida? A gente ajuda você! 

Antes de tudo é preciso entender que os pequenos possuem preferências e aversões, assim como os adultos, e seus sinais de fome e saciedade precisam ser reconhecidos e respeitados. Por isso, é normal que eles não queiram comer tudo que é ofertado e não os forçar é importante para que criem uma boa relação com a comida. Desse modo, frases como “Você só irá comer a sobremesa se comer tudo que está no prato" ou então “Se você não limpar o prato, irá ficar sem assistir televisão” podem dificultar a criação de hábitos alimentares saudáveis. Quando usamos algum alimento, por exemplo os doces, como moeda de troca ou prêmio, os pequenos podem entender que esses alimentos são mais valiosos e passar a desejá-los mais. Por isso, se a sobremesa do dia for doce, procure oferecê-la como mais uma das preparações, evitando usá-la como forma de recompensa. Do mesmo modo, castigar as crianças por não comerem também pode dificultar a criação de uma boa relação com a comida. Isso porque as crianças podem associar a hora de comer a uma ameaça ou a um momento no qual podem ser punidas, fazendo dessa uma experiência desprazerosa. Já quando a criança se recusar a comer o almoço ou jantar, o ideal é respeitar e falar que seu prato estará guardado para quando sentir fome. Mas, cuidado, porque as crianças podem ser bem espertas! Muitas vezes elas se recusam a comer esperando que a refeição seja substituída por biscoitos, iogurtes, chocolates etc., o que não pode acontecer! Portanto, tratar a alimentação com leveza e fazer desse um momento agradável e prazeroso, respeitando o que os pequenos têm a dizer, é fundamental para que eles criem uma boa relação com a comida.

Desafio

Desafio NutriAção

Mais do que apenas sentir o gosto da comida, a relação dos pequenos com a alimentação envolve todos os outros sentidos. No desafio de hoje, que tal liberar a bagunça na hora de comer e fazer uma refeição diferente, usando as frutas e verduras para criar pinturas? Faça o teste e estimule a imaginação – e a alimentação – da criançada!

Referências

Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. 3ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP, 2012.148 p.

Sociedade Brasileira de Pediatria. Alimentação na infância. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/nutricao/alimentacao-na-infancia/ Acesso em: 07/07/2020

Prefeitura Municipal de Curitiba. Alimentação Infantil-cartilha de orientação aos pais Curitiba. 2007.

Silva GAP, Costa KAO, Giugliani ERJ. Alimentação infantil: além dos aspectos nutricionais. J. Pediatr., Porto Alegre.2016; 92(3 Suppl 1): 2-7.

VEJA ALGUMAS RECEITAS

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

 

 

Milnutri Complete Baunilha 800g

Milnutri Complete Baunilha 800g

Milnutri Complete Baunilha é a evolução na suplementação infantil, é o único sem açúcar, possui DHA e ômega-3, e contém nutrientes que o tornam completo e balanceado para completar a alimentação das crianças.


Embalagem 800g


Saiba mais
Milnutri Complete Vitamina de Frutas

Milnutri Complete Vitamina de Frutas

Milnutri Complete Vitamina de Frutas, é o único da categoria de suplementos infantis com o sabor de frutas. Possui DHA e ômega-3, único sem açúcar e contém nutrientes que o tornam completo e balanceado para completar a alimentação das crianças.


Embalagem 800g


Saiba mais
Milnutri Complete Baunilha 400g

Milnutri Complete Baunilha 400g

Milnutri Complete Baunilha é a evolução na suplementação infantil, é o único sem açúcar, possui DHA e ômega-3, e contém nutrientes que o tornam completo e balanceado para completar a alimentação das crianças.


Embalagem 400g


Saiba mais