Meu filho não come frutas verduras e legumes: o que eu faço?

Meu filho não come frutas verduras e legumes: o que eu faço?

É normal muitos pais se queixarem que seus filhos não comem frutas, verduras e legumes e por isso a gente te explica um pouco mais sobre o que fazer quando isso acontecer.

Conceito de hortaliças e os nutrientes fundamentais

Antes de começar a falar sobre esse assunto é importante definir os conceitos de frutas, verduras e legumes. Na verdade, todos eles fazem parte de um grupo chamado hortaliças e por isso apresentam composição e funções semelhantes.

As verduras são todas as hortaliças que têm as folhas, flores ou hastes como parte comestível. Esse grupo possui baixo teor de carboidratos e, também de calorias, além de apresentarem vitaminas e minerais variados. Já os legumes, são as hortaliças em que a parte comestível são os frutos e as sementes, tendo em sua composição vitaminas, fibras, carboidratos e minerais. Enquanto as frutas possuem mais carboidratos, além de vitaminas, fitoquímicos e fibras.

 

Recomendação de consumo diário

E quando o assunto é quantidade, quanto será que as crianças precisam comer?

Por serem ricos em vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes que as crianças precisam para o bom crescimento e desenvolvimento, é fundamental que a ingestão de hortaliças seja variada, afinal não tem um melhor do que o outro e sim todos são importantes.

Por isso, é importante ingerir algum legume ou verdura nas refeições principais e 1 a 2 frutas por dia.

Claro que não é essencial ingerir todos os tipos, é possível ter aqueles que as crianças gostam e os que não gostam dentro de cada categoria, e não tem por que forçá-las a comerem os que não gostam.

 

Dicas de como introduzir nas crianças que não comem

Uma das maiores preocupações dos pais acontece quando as crianças se recusam a comer certos tipos de alimentos, como os do grupo das hortaliças. Nesse caso é importante observar quanto tempo o pequeno está negando esse alimento, pois muitas vezes essa negação é transitória e não tem por que ficar insistindo.

Por outro lado, se a criança continuar negando esse alimento por muito tempo, o que pode ser um fator de risco para dificuldade alimentar, melhor fazer uma preparação saudável que tenha esse alimento nos ingredientes. Como por exemplo, misturar verduras e legumes no feijão ou lentilha, ou fazer arroz colorido com cenoura ou beterraba ralada, bater frutas com leite. O que não se deve é fazer bolo de cenoura, por exemplo, achando que se está ensinando a ingerir cenoura ou então bolinhos de espinafre, mesmo que seja na air fryer.

O correto é não misturar os alimentos para que a criança aprenda o paladar de cada um separadamente, mas em algumas situações, se aceita misturado, melhor fazê-lo por um tempo para que volte a hábito de ingerir e depois tente separar novamente.

 

Ressalva dos sucos

E quando o assunto é suco, será que é a mesma coisa que comer a fruta?

O suco de frutas não substitui a ingestão das frutas em si. E pode “tirar” a fome e a criança não querer comer outros alimentos importantes.

 

Exemplo dos pais

 

E, o mais importante de tudo isso, o exemplo é o fundamental! Os pais devem, além de preparar e ter em casa frutas, verduras e legumes, ingerir na frente da criança, e para isso, devem fazer as refeições, num ambiente calmo e agradável em sua companhia.

Referências

 

Isosaki M, da Silva AP, Almeida E, Natacci L. Meu pratinho saudável. Serviços de Nutrição e Dietética (SND) do Instituto do Coração (InCor) e do Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). LatinMed Editora Médica. 2012.

 

Silva GA, Costa KA,

Giugliani ER. Infant feeding: beyond the nutritional aspects. J Pediatr (Rio J). 2016; 92(3 Suppl 1):S2–7.

 

Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. 3ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP, 2012.148 p. 

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