Pilares para uma alimentação saudável e equilibrada para o seu filho

Dicas de como deixar os pratos do seu filho mais atrativos

 

É comum as crianças apresentarem certo medo e se recusarem a provar alguns tipos de alimentos, afinal será uma coisa nova e totalmente desconhecida por ela. De fato, um estudo observou que a criança que consome menos de 10-15 alimentos já pode ser considerada altamente seletiva. Dessa maneira, é essencial que os pais continuem apresentando os alimentos das mais variadas formas e tentem tornar essa experiência o mais prazerosa possível. 

 

 

Nesse sentido, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é importante que a criança prove o alimento pelo menos 8 vezes, em diferentes preparações, para que ela estabeleça seu padrão de aceitação. Portanto, se empenhar para deixar as refeições dos pequenos mais atrativas é um trabalho que vale a pena para aumentar a aceitação dos alimentos. 

 

Como fazer isso? 
Apresente diferentes cores, formas e texturas! Acredite, os pequenos podem ser bem exigentes quando se trata de comida. Dessa forma, a monotonia não faz parte de seu vocabulário. O mesmo alimento pode ser apresentado de formas variadas, por exemplo, uma cenoura pode ser oferecida ralada, cozida, em seus formatos miniatura ou em forma de purê. Além disso, variar as preparações onde os alimentos são oferecidos também é uma ótima saída. Você pode fazer tortas, panquecas, omeletes, bolinhos, entre outros que a sua imaginação permitir. E isso vai despertar a curiosidade e a vontade dos baixinhos. 

 

Use a criatividade! A hora de montar o prato pode se tornar uma verdadeira obra de arte. Use os alimentos para fazer formatos, desenhos, brincadeiras e decorações. Os pequenos vão ficar muito mais interessados em comer uma refeição que os lembrem de algum animalzinho, por exemplo, ou chame sua atenção de alguma forma. 

 

Outra forma de tornar o prato dos pequenos mais atrativos é envolvê-los durante a preparação. Quando a criança participa desse processo, ela se sente mais empoderada e responsável por sua alimentação, se sentindo mais interessada em provar o que é preparado. Além disso, você ganha uma grande ajuda e pode dividir o trabalho com ela.

 

Somado a isso, os utensílios podem ser grandes aliados. A refeição pode se tornar muito mais atraente se for servida usando pratos, copos, xícaras e talheres divertidos, diferentes e/ou coloridos.

 

 

 

 

Desafio

Desafio NutriAção

 

Para colocar as dicas de hoje em prática, que tal montar pratos coloridos e divertidos para hora dos lanches intermediários? Aqui você encontra várias opções de pratos com frutas para se inspirar. Para começar, que tal montar uma lagartinha de frutas, como na foto ao lado? Você pode fazer com kiwi cortado em rodelas, a cabeça com uma fatia de laranja e as anteninhas com a casca do limão e uvas. Uma apresentação divertida e colorida atrai a atenção e estimula a criança a conhecer novos alimentos.

 

 

 

Referências

 

Fernandes BS, Carvalho EAA, de Andrade RG, Simão MTJ, Fonseca MC, Silva AF. Cartilha de orientação nutricional infantil. Departamento de Pediatria. Faculdade de Medicina - UFMG. 2019
Kerzner B, Milano K, MacLean WC, Jr., Berall G, Stuart S, Chatoor I. A practical approach to classifying and managing feeding difficulties. Pediatrics. 2015; 135(2):344-53.
Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. 3ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP, 2012.148 p.
Sociedade Brasileira de Pediatria. Alimentação na infância. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/nutricao/alimentacao-na-infancia/ Acesso em: 07/07/2020
Zampolo AH. A importância da apresentação das refeições na alimentação infantil. Universidade Anhembi Morumbi. 2007.

 

 

 

 

VEJA ALGUMAS RECEITAS

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

 

 

Milnutri Complete Baunilha 800g

Milnutri Complete Baunilha 800g

Milnutri Complete Baunilha é a evolução na suplementação infantil, é o único sem açúcar, possui DHA e ômega-3, e contém nutrientes que o tornam completo e balanceado para completar a alimentação das crianças.


Embalagem 800g


Saiba mais
Milnutri Complete Vitamina de Frutas

Milnutri Complete Vitamina de Frutas

Milnutri Complete Vitamina de Frutas, é o único da categoria de suplementos infantis com o sabor de frutas. Possui DHA e ômega-3, único sem açúcar e contém nutrientes que o tornam completo e balanceado para completar a alimentação das crianças.


Embalagem 800g


Saiba mais
Milnutri Complete Baunilha 400g

Milnutri Complete Baunilha 400g

Milnutri Complete Baunilha é a evolução na suplementação infantil, é o único sem açúcar, possui DHA e ômega-3, e contém nutrientes que o tornam completo e balanceado para completar a alimentação das crianças.


Embalagem 400g


Saiba mais