Pilares para uma alimentação saudável e equilibrada para o seu filho

Como melhorar o hábito alimentar do seu filho

 

Muitos pais se perguntam como podem melhorar os hábitos alimentares dos seus filhos e, às vezes, isso é mais simples do que pensamos. Na infância começamos a criar os hábitos alimentares que vão nos acompanhar ao longo da vida e por isso a importância de serem hábitos saudáveis. Que tal algumas dicas para ajudar você a melhorar os hábitos alimentares dos pequenos?

 

 

Primeiramente, é fundamental ensinar os baixinhos sobre a alimentação, para que aprendam a fazer escolhas mais saudáveis por si só. É importante que as crianças entendam que podem comer de tudo, sem que haja restrição em sua alimentação, mas que alguns alimentos devem ser consumidos em menores frequências e quantidades

 

Além disso, ensinar a criança a comer com atenção e devagar, mastigando bem os alimentos, para que ela aprenda a apreciar a refeição, é essencial. Desse modo, elas conseguem perceber quando já estão satisfeitas e não comem mais que o necessário.

 

Também é importante lembrar que os pequenos aprendem muito por meio da observação e reproduzem o que veem. Quem nunca viu uma criança fazendo os mesmos gestos que os pais? Com a alimentação não é diferente. Os pais são modelos que as crianças seguem e por isso é importante que o ambiente alimentar da família seja favorável para que os baixinhos tenham uma alimentação saudável, com grande oferta de alimentos frescos e variados. Isso repercutirá na qualidade da alimentação dos pequenos. Afinal, não podemos esperar que eles comam frutas, verduras e legumes se nem nós comemos.

 

Além disso, é interessante apostar na variedade! Ofereça alimentos variados, com diferentes cores, formas, texturas, sabores e formas de preparo, para que, assim, os pequenos passem a conhecer melhor os alimentos e decidir quais gostam e quais não. Com isso diminui a chance de eles recusarem alimentos, passando a ter uma relação melhor com a comida.

 

Outra dica para ajudar na relação do seu filho com a comida é incluir os baixinhos na hora das compras e das preparações. Faça as compras, cozinhe e monte os pratos junto com a criança, deixando-a participar e opinar sobre o que será feito. Dessa forma, os pequenos ficam animados e incentivados a provar o prato. Afinal, comer algo que ajudamos a preparar tem um gostinho mais que especial.

 

Por fim, mas não menos importante, não obrigue a criança a comer tudo que está no prato. Vale ressaltar que o mesmo alimento deve ser oferecido várias vezes, em preparações diferentes, até a criança dizer que realmente não gosta. Portanto, disponibilizar produtos saudáveis e de qualidade é responsabilidade dos pais, mas os pequenos devem ter autonomia para dizer quando estão satisfeitos ou quando não gostam de algo, e isso precisa ser respeitado. 

 

 

 

 

Desafio

Desafio NutriAção

 

Para colocarmos em prática algumas das dicas de hoje, que tal começar preparando pratos coloridos e variados, com alimentos in natura, tanto para os pais e cuidadores, quanto para as crianças? 
Reserve alguns dias da semana para um momento exclusivo com as crianças, criando pratos completos, variados e coloridos. O ideal é montar pratos iguais para os adultos e para as crianças, ajustando apenas a quantidade. A ideia é fazer da refeição um momento prazeroso e divertido. Uma ótima oportunidade para unir a família e de gerar boas lembranças. 

 

 

 

Referências

 

Government of Canada. Involve kids in planning and preparing meals. Disponível em: https://food-guide.canada.ca/en/healthy-eating-recommendations/cook-more-often/involve-others-in-planning-and-preparing-meals/involving-kids-in-planning-and-preparing-meals/ Acesso em: 08/07/2020.

 

Government of Canada. Healthy eating habits. Disponível em: https://food-guide.canada.ca/en/healthy-eating-habits/ Acesso em: 08/07/2020.

 

Prefeitura Municipal de Curitiba. Alimentação Infantil - cartilha de orientação aos pais. Curitiba. 2007.

 

Secretaria da Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Cadernos PDE, Paraná. 2013.

 

Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. 3ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP, 2012.148 p.

 

Sociedade Brasileira de Pediatria. Alimentação na infância. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/nutricao/alimentacao-na-infancia/ Acesso em: 07/07/2020.

 

 

 

VEJA ALGUMAS RECEITAS

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

 

 

Milnutri Complete Baunilha 800g

Milnutri Complete Baunilha 800g

Milnutri Complete Baunilha é a evolução na suplementação infantil, é o único sem açúcar, possui DHA e ômega-3, e contém nutrientes que o tornam completo e balanceado para completar a alimentação das crianças.


Embalagem 800g


Saiba mais
Milnutri Complete Vitamina de Frutas

Milnutri Complete Vitamina de Frutas

Milnutri Complete Vitamina de Frutas, é o único da categoria de suplementos infantis com o sabor de frutas. Possui DHA e ômega-3, único sem açúcar e contém nutrientes que o tornam completo e balanceado para completar a alimentação das crianças.


Embalagem 800g


Saiba mais
Milnutri Complete Baunilha 400g

Milnutri Complete Baunilha 400g

Milnutri Complete Baunilha é a evolução na suplementação infantil, é o único sem açúcar, possui DHA e ômega-3, e contém nutrientes que o tornam completo e balanceado para completar a alimentação das crianças.


Embalagem 400g


Saiba mais